terça-feira, 17 de abril de 2012

Muitas dívidas? Sete dicas para uma boa negociação

Já dissemos muito sobre os princípios básicos para eliminação de dívidas.
O segredo é que não há segredos, tudo gira em torno de reduzir os gastos, aumentar a renda e controlar seu orçamento.
Agora, na hora de lidar com suas dívidas há um pequeno detalhe que pode facilitar as coisas pra você: a negociação da dívida!
Negociar uma dívida, seja no cartão de crédito ou outro tipo de instituição financeira, é quase sempre um bom negócio, pois permite que você pague menos no fim das contas.
Mas por que alguém estaria disposto a negociar comigo para que eu pague menos do que eu devo?
A resposta aqui é simples: renegociando a dívida o credor aumenta suas chances de receber o dinheiro que lhe é devido, e recebe mais rapidamente e evita que a dívida prescreva. É um bom negócio para todos.
A grande questão é então o ponto de toda negociação encontrar o valor que mais te beneficie e que a outra parte esteja disposta a te conceder.


Negociar é resolver problemas
Para facilitar as coisas, vamos passar algumas dicas para vocês sobre o que levar em conta nas negociações de dívidas.

• É muito provável que o seu credor vai dificultar o processo inicialmente. Quando você negocia sua dívida o seu credor sempre perde alguma coisa. Contudo, se ele se convencer que terá menos a perder negociando do que exigindo integralmente o valor da sua dívida ele irá aceitar a negociação. Não se preocupe se receber um não da primeira vez. Espere um pouco e tente de novo.

• Aceitar a primeira oferta que te fizerem não é negociar! Negociar é discutir os termos, oferecer propostas e contra propostas. É como fazer compras em um mercado persa: aceitar a primeira oferta mostra que você não sabe o que está fazendo e é uma tremenda falta de educação.
• Procure ajuda especializada. Não é raro que empresas coloquem cláusulas abusivas em seus contratos e façam cobranças ilegais. Nessas horas, pode compensar a ajuda de um profissional do ramo. Outra possibilidade é buscar auxílio no Procon.

• Muitas vezes, quando se tem várias dívidas, é importante priorizar. Dívidas com juros muito altos devem ser pagas primeiro, pois seu endividamento será refreado. Quando se deve para uma instituição financeira é possível propor um novo empréstimo com juros mais baixos para que você possa quitar a dívida do cartão ou do cheque especial.

• Para negociar a dívida do cartão, é importante pedir seu cancelamento. Se você mantém seu cartão ativo, você estará a cada mês aumentando sua dívida.

• Não aceite uma proposta de negociação só por aceitar. Se você sabe que não poderá pagá-la, espere uma melhor proposta. Se você aceita a proposta que não é interessante para você se compromete a pagá-la o que poderá tornar as coisas mais difíceis para você no futuro.

• Se alguma coisa deu errado em seu planejamento e você percebeu que não poderá honrar sua dívida já negociada, não se intimide, explique sua situação e peça uma nova negociação.

• Enfim, esperamos ter ajudado a esclarecer melhor o que se deve prestar atenção ao fazer uma negociação de dívidas. Para algumas pessoas, olhar seu credor no rosto e dizer que tem dificuldades para pagá-lo é algo muito doloroso e por isso elas acabam evitando negociar. Negociar sua dívida não é dar calote! E assumir suas dificuldades financeiras é o primeiro passo para conseguir superá-las. Antes de uma negociação lembre-se: não há razão para timidez ou vergonha – você está fazendo aquilo que pode. O “não” você já tem, e se a negociação não der certo, as coisas não ficarão piores por você tentar.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário