sábado, 3 de março de 2012

Aprenda a fazer seu próprio perfume, sólido e natural...

Todo mundo já passou por isso: em um ônibus ou em uma reunião, sempre tem alguém se encharca com dez borrifadas de perfume e acha que está arrasando. Nessas horas, eu nunca penso “uau, que delícia de perfume floral”, mas que o cheiro das flores é bem melhor do que qualquer fragrância.
Além de não gostar do odor enjoativo da maioria dos perfumes comerciais, a lista de ingredientes não ajuda a melhorar minha opinião. Em média, os perfumes produzidos comercialmente contêm entre 10 e 250 ingredientes, incluindo:
Acetato etílico
Acetofenona
Acetona
Álcool desnaturado
Phthalatos
Ademais, um artigo publicado por Rodale destaca um estudo sobre dez perfumes populares que causaram diversos problemas, de reações alérgicas a danos ao esperma e disfunções hormonais. Sexy, não?
Aposto que conseguimos fazer melhor.
Como fazer seu perfume sólido e natural
Ingredientes
Óleo de amêndoas doces ou azeite
Cera de abelha ( se quiser um perfume vegan, use a mesma quantidade de cera à base de soja)
Óleos essenciais orgânicos
Sim, é só isso. O segredo é desenvolver uma fragrância pessoal. Pode ser de uma nota só, como lavanda ou sândalo, que são absolutamente divinos. Ou combinar as fragrâncias até achar uma que lhe agrade. Em geral, você trabalhará com quatro famílias de odores:
Frescos: ervas, limão, laranja, tangerina, lima e toranja.
Florais: são auto-explicativos. Pense em rosas, lavanda, ervilha-de-cheiro e lírios.
Orientais: odores que tendem a ser quentes, picantes, mais exóticos. Eles conferem profundidade ao perfume, como baunilha, cardamomo e cravo-da-índia.
Amadeirados: notas de sândalo e cedo. São mais associados com perfumes masculinos, mas caem muito bem em um perfume feminino.
Depois de decidir quais fragrâncias deseja usar, acrescente partes iguais de óleo e cera e aqueça até a cera derreter. Retire do fogo e acrescente entre 5 e 15 gotas dos óleos essenciais escolhidos. Mexa bem, despeje nos recipientes e reserve por cerca de uma hora.
Ideias de recipientes
Você pode reutilizar vários recipientes como vidrinhos para seu perfume. Tubos de pomada para os lábios limpos se tornam convenientes perfumes para viagem. Medalhões antigos, latas de pastilhas e estojos vazios de pó compacto também são ótimas opções. Se fizer uma grande quantidade, procure recipientes próprios para perfumes na internet, onde também encontrará diversas opções de latas e vidros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário