quarta-feira, 1 de junho de 2011

Festas Juninas...

                                                 Abertura do São João em Campina Grande

Brasil e Portugal mantêm até hoje o costume de homenagear com festas os santos com aniversário em junho.
As comemorações são bastante populares no Nordeste brasileiro, em Portugal continental e nos Açores.
No Brasil, as comemorações se concentram entre os dias 23 e 30 de junho – semana em que se comemoram os aniversários de nascimento de São João (24) e de morte de Pedro (29).
Normalmente, Santo Antônio é homenageado com celebrações ecumênicas no dia 13.
Em todas as regiões, principalmente nas cidades do interior, as igrejas e as comunidades organizam missas e procissões em sua devoção, mas é São João o santo reverenciado com as grandes festas.
Os Estados que realizam os maiores eventos são Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Nesses locais, crianças e idosos se divertem com concursos de quadrilhas, queima de fogos de artifício, fogueiras, barracas de comida espalhadas pelas ruas e brincadeiras, como o pau-de-sebo. (Pessoas tentam subir num mastro untado com sebo de boi.
Quem chega ao fim do mastro, recebe pequenos prêmios, como doces, brinquedos de plástico e bichos de pelúcia) e a cabra cega (adultos e crianças de olhos vendados tentam romper com pauladas um pote de doces e brinquedos que é amarrado no alto de um pau.
Cada um tem três chances para tentar quebrar o pote.
Quando ele é rompido, os participantes se amontoam para pegar os doces caídos no chão.
Um costume antigo ainda é realizado nas cidades pequenas do Nordeste brasileiro - o de visitar as casas.
Amigos se reúnem em grupos e vão por toda a cidade, batendo de porta em porta e perguntando: “São João passou por aí?” Quem responde sim, convida os visitantes para comer, beber e dançar forró.
As mesas costumam ser fartas e têm amendoim e milho assados e cozidos, canjica (doce feito com farinha de milho, leites de vaca e de coco, canela, cravo, sal e açúcar), pamonha (doce feito com milho verde, açúcar e coco ralado), bolos de aipim, de milho e de fubá (massa feita com milho), cuscuz de tapioca, pipoca e licores variados – os mais populares são os de maracujá, de jenipapo e de coco.
Nos municípios maiores, nos anos 80, a tradição de visitar as casas deu lugar a grandes festas em clubes, praças, parques e quadras esportivas, e as bandas de São João passaram a desfrutar de fama semelhante à dos grupos de Carnaval.
Atualmente, multidões tomam as ruas de cidades como Caruaru (Pernambuco), Campina Grande (Paraíba) e Senhor do Bonfim (Bahia), para assistir a shows de grandes estrelas do forró e da música caipira.
Nas grandes festas de rua e nas quadras, as barracas de alimentos acrescentaram ao cardápio junino uma bebida popular chamada de “quentão” (mistura de cachaça com açúcar, cascas de limão e de laranja, gengibre, cravo, canela e maça).
Também costumam vender sanduíche de pernil de porco, cachorro quente e pastel.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário