quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi em Ouro Preto...



Ouro Preto é o destino certo para os turistas que querem comemorar o feriado de Corpus Christi como manda a tradição católica e também para aqueles que pretendem aproveitar o feriado para viajar e desfrutar de uma das mais belas paisagens mineiras.
A antiga Vila Rica, que este ano completa 300 anos, deve atrair milhares de turistas para a festa do “Corpo de Cristo”, considerada uma das mais importantes datas cristãs, e as atrações não ficam restritas às celebrações religiosas.
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.
Esta festividade de longa data encontra eco no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
Em Ouro Preto não é diferente, e as ladeiras da cidade são recobertas pelos tradicionais tapetes de serragem.



A procissão do Santíssimo acontece hoje, logo após a missa das 7h, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Antonio Dias, em direção a Matriz do Pilar.
O cortejo passa pela Praça Tiradentes, onde acontece uma benção ao Santíssimo Sacramento, e Largo da Alegria.
A procissão segue até a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, onde acontece a benção do Santíssimo, seguida de celebração eucarística.
O pároco da Igreja do Pilar, padre Marcelo Santiago, destaca o significado da data, lembrando que na última ceia com os apóstolos, Jesus tomou o pão e disse: “Isto é o Meu Corpo”: tomou o vinho e disse: “Isto é o Meu Sangue”.
“A cada domingo, nós nos reunimos para lembrar o sacrifício da nossa salvação, pois, quando participamos da celebração da santa missa, estamos celebrando a Eucaristia que é o próprio Cristo, através da Hóstia Consagrada”.
As festividades em louvor a Corpus Christi datam do Século XIII.
Em 1264, o Papa Urbano IV determinou que a solenidade fosse celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo dedicado à Santíssima Trindade.
O Concílio de Trento oficializou a procissões pelas ruas e lugares públicos festivos.

Cenário privilegiado

Além dos eventos religiosos, Ouro Preto oferece uma série de atrações para quem deseja visitar a cidade, situada a menos de 100 quilômetros de Belo Horizonte.
Museus, igrejas e o casario colonial são um charme à parte e encantam visitantes há gerações. Segundo especialistas, Ouro Preto possui o mais representativo conjunto arquitetônico e artístico do período colonial do Brasil.
São 13 igrejas, entre as quais se destaca a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, adornada com 400 kg de ouro, e a Igreja São Francisco de Assis, considerado a representação maior do Barroco.
O monumento, recém-laureado com o título de uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, foi construído pelas mãos de dois dos maiores nomes da arte colonial brasileira, o mestre Aleijadinho e o pintor Manuel da Costa Ataíde.
Outro ponto turístico que vale a pena ser visitado é o Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes, onde estão depositados os restos mortais de todos aqueles que lutaram na Inconfidência Mineira, uma das mais importantes insurreições do país.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário