quarta-feira, 27 de abril de 2011

5 principais causas para o descontrole financeiro...

Indisciplina no controle

Todo mundo que escreve sobre finanças se cansa de repetir: faça um orçamento doméstico, para manter um bom controle de quanto você está gastando e para onde seu dinheiro está indo. Acredite: se você não colocar no papel todas suas despesas, você não saberá nem ao menos quanto está faltando ao final do mês. É fazendo um orçamento que será possível identificar de onde vêm os seus problemas e começar a resolvê-los.

Padrão de vida elevado

É comum que queiramos manter um padrão de vida que esteja acima de nossos ganhos. Essa é a maior causa para o endividamento, seja por querermos teimar com os números, seja por desorganização e nem ao menos percebermos estarmos vivendo acima de nossas condições. Uma das maneiras mais eficazes de acabar com este problema é reduzir as despesas fixas, ou seja, aquelas que se repetem todo mês, como aluguel, conta de luz e gastos com alimentação e combustível. Com os gastos fixos mais enxutos, suas finanças serão menos abaladas por eventuais despesas inesperadas.

Compras por impulso

Evite ao máximo. Se você já está com problemas financeiros, elas simplesmente não podem ocorrer. Existem algumas táticas que ajudam nessa hora. Por exemplo, nunca vá ao supermercado com fome ou sem uma lista de compras completa do que você efetivamente precisa. Outra estratégia é deixar seu cartão de crédito no carro quando for ao shopping. Você verá como vai desistir de várias compras. E lembre-se: não é porque uma coisa está em promoção que você precisa comprá-la. Não é necessariamente um bom negócio.

Gastos sazonais e despesas extraordinárias

Imprevistos são a regra não a exceção. Por isso, é tão necessário poupar um pouco por mês, ao menos 10% de seu salário. Dessa forma, se algo sair errado, você não ficará na mão. É preciso também usar esses recursos para dar conta de gastos mais pesados que ocorrem em determinadas épocas do ano, como o pagamento do seguro do carro, material escolar e IPVA.

Falta de provisões

Mais uma vez é preciso chamar atenção para a importância da poupança. Faça esse exercício de pensamento: o que ocorrerá com a sua vida financeira, caso você perca seu emprego hoje?
Poupança não é algo que se faz se sobrar dinheiro. Você precisa se programar para que sobre.
A poupança é tão obrigatória quanto o pagamento de suas demais contas.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário