sábado, 23 de abril de 2011

23 de Abril – Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor...

O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor foi criado em 1996 pela UNESCO de forma a homenagear a contribuição tão importante para o mundo de livros e autores como forma de promoção cultural e social ao longo do progresso da humanidade.
Este dia tem como objectivo encorajar as pessoas, particularmente os jovens, a descobrir o prazer da leitura.
A data 23 de Abril foi escolhida para prestar homenagem aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia.
É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov.
A ideia para esta celebração surgiu na Catalonia, onde no dia 23 de Abril há a tradição de dar uma rosa por cada livro vendido.
Todos os anos a celebração deste dia passa por diversas iniciativas, muitas delas numa colaboração internacional, com temas em comum.

Por que devemos lembrar o Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor?

Atualmente temos o privilégio de vivenciar mais uma tranformação história no modo de ler e escrever.
Estamos num período de transição entre as fronteiras temporais do livro físico e digital, novos formatos de leitura (a exemplo dos e-readers) surgiram, grandes discussões sobre a permanência do papel e de uma suposta e futura prevalência dos meios digitais marcam os debates sobre como o livro será lido em algumas décadas e como o é atualmente.
Paralelamente à imensa produção editorial, que despeja um volume esmagador de informações todos os dias, temos novos e cada vez mais sofisticados sistemas de classificação e indexação eletrônicos, que possibilita o acesso ao conhecimento de maneira rápida e eficaz.
Estamos em cima de um marco histórico, então não há motivo para esquecer o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, tanto pelo que o Livro representa historicamente (racionalidade, escrita, conhecimento) quanto pela sua crescente importância atual e futura.
Leia mais...

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário