quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

"Vida empreendedora" - Nizan Guanaes...

Como estímulo e para nos motivarmos ainda mais na realização dos nossos sonhos, lembrando sempre que é preciso ter disciplina, foco e dedicação máxima, nos post's "Vida empreendedora", vou sempre destacar a vida de algum empreendedor de sucesso, com os devidos créditos...

O publicitário Nizan Guanaes, 52 anos, eleito pelo Financial Times um dos cinco brasileiros mais influentes, diz o que aprendeu em sua vida empreendedora



As origens – “Nada caiu do céu, nem para mim nem para minha família.
Meus pais moravam na casa de meu avô, que era humilde.
Mas todos tinham educação.
Eu pautei minha vida por isso: correr atrás.
Foi assim que trabalhei com os principais nomes da publicidade, como Duda Mendonça, Roberto Medina e Washington Olivetto.”
O primeiro negócio – “Em 1989, procurei o banco Icatu.
Era o momento de eu sair da minha zona de conforto e montar minha própria empresa.
Tomei um financiamento de US$ 700 mil e eles puseram US$ 300 mil de capital semente.
Só que o plano Collor levou todo o nosso dinheiro.
Fizemos o que toda pequena e média tem de fazer: cortar custos, trabalhar mais.”
Revisão de valores – “Em 1997 e 1998, fomos eleitos a agência do ano em Cannes.
A marca era enorme e estava na hora: vendi por US$ 11 milhões na época.
Fui montar o IG.
Uma boa ideia, mas não era para mim.
É um erro achar que, só porque você teve algum sucesso, poderá se dar bem em qualquer coisa. Aquele foi o momento de eu baixar a bola.
Eu não sou bom em tudo.”

Aprendizado – “Trabalhei com grandes empreendedores e vi como eles planejavam detalhadamente as coisas.
Aprendi muito sobre gestão.
Então, começou a tomar forma o sonho de fazer um conglomerado brasileiro.
Hoje, somos um dos 20 maiores grupos de comunicação publicitária do mundo.”

Realidade empreendedora – “As gigantes nascem em portinhas.
Eu comecei em um quarto de hotel, não em um superescritório.
Ralando.
Quem está pensando em montar seu próprio negócio e ter sábado e domingo, esqueça.
O dono do próprio negócio não tem horário; ganha mal, porque é seu próprio patrão; e tem que trabalhar muito.
Mas esta é a vida.”

GRUPO ABC

O que é : A holding reúne 18 empresas na área de comunicação
O que oferece: Trabalha com publicidade, serviços de marketing, conteúdo e entretenimento
Estrutura: 144 clientes e 1.600 colaboradores
Faturamento: R$ 610 milhões (previsão para 2010)

Fonte

Sua História...

Biografia

Nizan Guanaes nasceu em 1958, em Salvador, e formou-se em administração de empresas pela Universidade Federal da Bahia.
Começou sua carreira como redator publicitário ainda em sua terra natal.
De lá, foi para o Rio trabalhar na Artplan.
Em 1985, mudou-se para São Paulo, tendo a DPZ como sua nova casa.
Seguiu para a W/GGK (hoje W/McCann).
Em 1989, comprou a marca DM9, nome que até então batizava a agência nascida em Salvador, com o objetivo de transformá-la, a partir de São Paulo, em uma empresa de atuação nacional.
A agência protagonizou rápido crescimento, chamando a atenção do mercado internacional e, em 1997, associou-se à DDB, tornando-se DM9DDB.
Em 2000, concluiu a venda da DM9 à rede internacional DDB Worldwide e deixou o mercado publicitário para fundar o segundo portal de internet gratuito do País, o iG, até hoje um dos maiores do País.
Em 2002, quando terminou a quarentena determinada pelo contrato de venda da DM9 à DDB, decidiu retornar a seu mercado de origem, mas, desta vez, para fundar a agência Africa e um grupo de comunicação, a exemplo de grandes multinacionais como Omnicom e WPP.
Para fundar o grupo, voltou a reunir os mesmos sócios de sua primeira empreitada, João Augusto Valente e o Banco Icatu.
Em 2007, outros dois sócios entrariam para o Grupo ABC: o Gávea Investimentos e Sérgio Valente (hoje presidente da DM9DDB).

Fundador do Grupo ABC

O Grupo ABC nasceu em março de 2002, com a DM9DDB - ao saber da intenção de Nizan Guanaes e Guga Valente de retornarem ao mercado publicitário, a DDB propôs à dupla o retorno à sociedade, desta vez como grupo, pois, pouco depois já inauguraria a Africa (dezembro 2002) e MPM (julho de 2003).
Em 2005, a Loducca se juntou ao grupo e hoje forma a LoduccaMPM.
Em 2007, o ABC expandiu suas atividades para a área de below-the-line e empresas de diversos serviços especializados se juntaram ao grupo, como B/Ferraz, Sunset e NewStyle, entre outras.
Em abril de 2008, o Grupo ABC anunciou sua primeira empresa no exterior, a agência Pereira & O’Dell, nos Estados Unidos.
A segunda, a Dojo, também nos EUA, veio em 2009, ano em que a holding também iniciou suas operações na área de entretenimento e conteúdo.

Empreendedor do Ano

Felipe Massa e UNICEF lançam campanha de incentivo à leitura em escola estadual de São Paulo.
Empreendedor do Ano no Prêmio Ernst & Young Brasil em 2008 e Empreendedor do Ano na Comunicação pela Revista IstoÉ em 2009, Nizan dedica boa parte do seu tempo a causas sociais, especialmente no campo da educação.
É presidente da Associação Empreendedores Amigos da UNESCO e foi um dos líderes globais convidado pelo ex-presidente Bill Clinton para participar do CGI – Clinton Global Initiative.

Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário