domingo, 16 de janeiro de 2011

Aplicativo para o iPhone permite ao usuário ler sua própria mente...

Software ajuda dono de smartphone a controlar outros programas e usar objetos de games

Um novo aplicativo para o iPhone permite que o usuário possa ler sua própria mente por meio de um fone de ouvido preso à sua cabeça e conectado à saída de áudio do aparelho.
Chamado de XWave, ele detecta ondas cerebrais de uma pessoa e as interpreta.
O programa permite que o dono do celular manipule programas gráficos para o iPhone e use objetos em games usando apenas as ondas do cérebro, desde que o grau de atenção ou de meditação dele seja suficientemente alto.
Ainda não é possível mandar mensagens de SMS ou navegar na web por meio do aplicativo, mas o usuário pode usar o dispositivo para treinar sua mente para relaxar e se concentrar no controle dos programas.
O arco de plástico, que custa cerca de R$ 167 (US$ 100), tem um sensor que pressiona a testa do usuário e se comunica com o aplicativo gratuito que, por sua vez, mostra gráficos das ondas cerebrais na tela do smartphone.
Quando o usuário concentra sua mente em uma tarefa, os gráficos mudam: uma bola pode se mover para cima, por exemplo, ou o estado de relaxamento do usuário pode ser indicado por mudanças em uma cor vibrante, que se move à medida que ele fica mais relaxado.
A detecção de ondas cerebrais é feita por um sensor que conta com um programa capaz de detectar até impulsos elétricos fracos no cérebro e convertê-los em sinais digitais que são enviados para o iPhone.
Até agora, a tecnologia da NeuroSky já tinha sido usada em jogos para computadores e brinquedos. No XWave, um algoritmo (passos que devem ser executados por um programa) é aplicado aos ritmos do cérebro para convertê-los em representações gráficas que exibam os graus de atenção e meditação do usuário.
Desenvolvido pela PLX Devices, o XWave foi criado apenas para entretenimento, mas também poderá ser utilizado por deficientes físicos, captando as ondas cerebrais para comandar seus telefones e outros aplicativos úteis para o dia a dia.
O XWave é compatível com iPhone, iPod Touch e iPad.
As versões sem fio estão disponíveis para aparelhos que rodam Bluetooh e Wi-Fi.
O aplicativo pode ser baixado de graça no iTunes.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário