segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A Presidente ou Presidenta?

Com a eleição da primeira mulher para o cargo de Presidente do Brasil, eu me pergunto:
A Presidente ou Presidenta?
Dilma sinalizou preferir ser chamada de Presidenta.
No primeiro dia já com a Presidente Eleita ou Presidenta Eleita, eu li esse artigo da Thaís Nicoleti, consultora de língua portuguesa da Folha e da Folha.com, adorei e resolvi publicar aqui no meu "Jardim", com os devidos créditos...


A eleição pela primeira vez de uma mulher para ocupar o principal cargo político do país, o da presidência da República, traz a questão de gênero também para o campo da nossa língua.
Na gestão de Luíza Erundina em São Paulo, a primeira mulher a ocupar a prefeitura da maior cidade do país, houve mudança nas placas do palácio e passou-se a usar Gabinete da Prefeita, o que foi assunto da imprensa na época.
É fato, porém, que o feminino de prefeito é prefeita, assim como o de governador é governadora e o de ministro é ministra. Mas e o feminino de presidente?

Segundo a Thaís Nicoleti, as duas formas estão certas e que só o tempo dirá qual vai ser a mais usada.
Eu desejo a Presidente ou Presidenta, um ótimo governo e que o Brasil realmente siga crescendo...

Ouça a explicação de Thaís Nicoleti...

Nenhum comentário:

Postar um comentário