segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O líder bruxo...


Alvo Dumbledore, o sábio diretor da escola onde Harry Potter estuda, é um exemplo de sabedoria e ética para os negócios

Existem dois heróis principais nas histórias de Harry Potter: Harry, é claro, mas também o professor Alvo Dumbledore, o grande bruxo que dirige a escola de magia. Dumbledore é um líder exemplar. É a personificação da nobreza, bondade, coragem, sabedoria, inteligência e firme capacidade de discernimento. Dumbledore não é apenas um homem de ciência, um educador e um mestre em sua profissão. Ele exibe a essência da liderança. Dumbledore é o professor mais importante de Harry, pois lhe dá instrução para a vida, orientação e encorajamento contínuo. Dumbledore, como inúmeros grandes líderes, é alguém com uma energia tremenda. É uma estrela. É um sábio que conhece a natureza humana e que age em tudo o que faz com caráter nobre. Num certo trecho em A Ordem da Fênix, Hermione, a amiga leal e sensata de Harry, está defendendo a integridade de um homem, enquanto Harry e o amigo Rony desconfiam dele. Então, ela diz: "Dumbledore confia nele". "E se não podemos confiar em Dumbledore, não podemos confiar em ninguém". Os meninos não puderam resistir ao argumento decisivo.
O mestre inspira confiança e é genuinamente íntegro em caráter. Conhece o poder da verdade, que é sempre a base para a confiança. Em resposta a uma pergunta que Harry, ainda pré-adolescente, lhe colocou sobre a verdadeira vida de Dumbledore, este fez a seguinte afirmação de como enxergava e lidava com a verdade:

"A verdade é bela e terrível, e deveria, portanto, ser tratada com grande cautela. No entanto, responderei às suas perguntas a menos que eu tenha uma razão muito boa para não fazê-lo, e neste caso peço-lhe para me perdoar. É claro que não mentirei".

Dumbledore mostra uma das mais importantes qualidades para uma grande liderança. Seu caráter é impecável. Seu compromisso com a verdade é firme e sua capacidade para inspirar e trazer à tona tanto a verdade como a confiança de seus colegas é incomparável. Como o guru Jim Collins demonstra em seu livro Empresas Feitas para Vencer, os melhores líderes tendem a ser pessoas com inteligência aguçada, grande habilidade, energia focada, visão clara, determinação de suas convicções, paixão pelo que fazem, caráter firme e um forte sentimento de preocupação pelos outros. Eles tendem a ser como Dumbledore. Há uma generosidade moral nele. Ele é capaz de oferecer ao oprimido e desprezado uma oportunidade quando ninguém mais lhe quer dar. É assim que Hagrid, o amado Guardião das Chaves e das Terras de Hogwarts, conseguiu seu emprego, apesar de ser temido por ser gigante e de ter sido dispensado de Hogwarts quando ainda estudante sob falsas acusações. Dumbledore confiou nele desde o início, e continua a fazer isso, sem restrições: "Eu confiaria minha vida a Hagrid", disse Dumbledore.

Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário