segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Nobel de economia vai para para Diamond, Mortensen e Pissarides...

Vencedores são dois norte-americanos e um britânico-cipriota.
Método dos autores pode ser usado para explicar desemprego.




Modelo criado pelos autores explica como em muitos mercados é preciso dinheiro e tempo para encontrar vendedores e compradores.

Os professores norte-americanos Peter Diamond e Dale T. Mortensen e o britânico-cipriota Christopher Pissarides são os ganhadores do prêmio Nobel de economia de 2010, divulgado nesta segunda-feira (11) em Estocolmo.
Eles foram premiados  pelo desenvolvimento de um método de análise dos mercados que explica como as políticas e normas regulatórias afetam o desemprego, vagas de emprego e salários, anunciou nesta segunda-feira o comitê encarregado da premiação.
A Real Academia Sueca de Ciências disse que o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,5 milhão), que será dividido pelo trio, reconhece o trabalho dos autores "pela sua análise dos mercados com atrito de busca".
Os estudos focam nos chamados "search markets" (mercados de busca), como o mercado de trabalho, nos quais é necessário empregar tempo e recursos econômicos para que se encontrem oferta e demanda.
"Por quê há tantas pessoas sem trabalho se no mesmo momento há numerosas ofertas de emprego? 
Como a política econômica influencia o desemprego? 
Os premiados deste ano desenvolveram uma teoria que pode ser utilizada para responder estas questões", explica o Comitê Nobel em um comunicado.
O trabalho do trio de economistas também pode ser aplicado a outras áreas, como o mercado da habitação e a economia pública.
O prêmio, cujo nome oficial é Prêmio Sveriges Riksbank (o banco central da Suécia) de Ciências Econômicas em Memória a Alfred Nobel, foi estabelecido em 1968. 
Ele não é parte do grupo original de prêmios criado pela vontade de Nobel, magnata da dinamite, em 1895.
Em 2009, foram premiados com o Nobel de economia dois economistas norte-americanos, Elinor Ostrom e Oliver Williamson, que estudam a forma como as decisões são tomadas fora dos mercados. 
Foi a primeira vez que uma mulher recebeu o prêmio.
Saiba mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário