quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Marketing 3.0...

“Os clientes estão mais conscientes, ativos e poderosos do que nunca.” (Kotler)

No post "O novo modelo de marketing", eu falo do novo livro do pai do Marketing, Philip Kotler - Marketing 3.0 - As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano.
Confesso que esse livro mexeu muito comigo.
Realmente, com o rítimo acelerado das mudanças que o mundo vem sofrendo, precisamos abrir os olhos, arregaçar as mangas e reciclar antigos conceitos.
Não dá mais para esperarmos que as mudanças aconteçam naturalmente.
Se quisermos ter sucesso em nossos empreendimentos, precisamos operar as mudanças necessárias em nós mesmos e nos nossos "negócios" e "produtos", se quisermos realmente nos comunicar com os nossos consumidores e clientes.
O mundo mudou e precisamos acompanhar essas mudanças.
Com as mudanças no ambiente macroeconômico e no comportamento do consumidor, o marketing vem realmente sofrendo mudanças significativas.
No Marketing 3.0, a abordagem centrada no consumidor cede lugar a abordagem centrada no ser humano e a lucratividade anda de mãos dadas com a responsabilidade corporativa.
Uma empresa pode lucrar mais criando valor superior para seus clientes e parceiros, estando sempre atenta às suas necessidades e preocupações.
A Apple é inovadora não por perseguir a inovação, mas por deter a excelência em simplificar.
Produtos e serviços precisam satisfazer as necessidades de criatividade, comunidade e idealismo, incluindo e inspirando os consumidores.
Por exemplo, não basta falar de sustentabilidade é preciso ter ações realmente sustentáveis.
Afinal, quem hoje em dia, em sã consciência, já não percebeu que precisamos, todos, mudar as nossas atitudes em relação ao meio ambiente se quisermos deixar um mundo mais sadio para os nossos filhos?
Ou seja, a única saída é ter responsabilidade ambiental e social verdadeira.

"Em suma, a era do Marketing 3.0 é aquela em que as práticas de marketing são muito influenciadas pelas mudanças no comportamento e nas atitudes do consumidor.
É a forma mais sofisticada da era centrada no consumidor, em que o consumidor demanda abordagens de marketing mais colaborativas, culturais e espirituais".

(Clique para ampliar)

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