sexta-feira, 23 de julho de 2010

O LEÃO DE NEMÉIA...

















O mito

Cumprindo as tarefas que o rei Euristeu lhe havia submetido, Hércules parte para executar seu primeiro trabalho: matar o Leão que assolava a região de Neméia, matando os habitantes, devorando rebanhos e destruindo plantações.
Além de seu tamanho e força, o animal tinha como proteção a pele intransponível, o que o tornava invulnerável a qualquer tipo de arma.
Hércules chega a Neméia e parte ao encalço da fera, sem temer os avisos dos moradores locais.
O herói encontra finalmente o leão perto do seu esconderijo, uma caverna de duas saídas, devorando os restos mortais de um humano.
Se aproximando por trás do animal, Hércules ataca atirando flechas, que não transpõem o couro invulnerável do leão, mas o afugentam para dentro da caverna.
Com o monstro dentro do abrigo, Hércules fecha uma das saídas com uma enorme pedra e entra pelo outro lado, encurralando-o e enfrentando-o ferozmente com os próprios punhos, já que qualquer arma se mostrava inútil.
Hércules se aproxima cada vez mais e consegue agarrar e estrangular o terrível leão, matando-o asfixiado.
Hércules pega então o animal morto, arranca sua pele e cabeça que servirão mais tarde como os seus escudo e capacete.
Vitorioso, o herói leva o cadáver do leão para Neméia e parte para completar os outros trabalhos que o livrariam da escravidão de Euristeu.
Para celebrar o feito bravio, Júpiter leva o leão aos céus e o catasteriza na constelação que leva o seu nome.

Leão

Símbolo do poder vital e da soberania solar, Leão está ligado ao calor, à luz.
Este animal aparece no Bhagavad-Gita, sob os traços de Krishna "leão entre os animais"; enquanto Buda é "leão dos Cakya" e Cristo é o "leão de Judá".
Aos olhos dos hindus, o leão é uma manifestação do verbo criador.
Guardião do misterioso castelo no ciclo arturiano e na conquista do Graal.
A batalha de homens contra animais é simbolicamente uma representação da luta do ego contra os instintos e impulsos que provém do inconsciente: dessa batalha se definirá a conquista da identidade pessoal.

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário