segunda-feira, 26 de abril de 2010

Livro da semana - OUTLIERS - Malcolm Gladwell

OUTLIERS - DESCUBRA PORQUE ALGUMAS PESSOAS TEM SUCESSO E OUTRAS NÃO

Autor: Malcolm Gladwell
Editora: Sextante

O que torna algumas pessoas capazes de atingir um sucesso tão extraordinário e peculiar a ponto de serem chamadas de “fora de série”?
Costumamos acreditar que trajetórias excepcionais, como a dos gênios que revolucionam o mundo dos negócios, das artes, das ciências e dos esportes, devem-se unicamente ao talento.
Mas neste livro você verá que o universo das personalidades brilhantes esconde uma lógica muito mais fascinante e complexa do que aparenta.













Baseando-se na história de celebridades como Bill Gates, os Beatles e Mozart, Malcolm Gladwell mostra que ninguém “se faz sozinho”.
Todos os que se destacam por uma atuação fenomenal são, invariavelmente, pessoas que se beneficiaram de oportunidades incríveis, vantagens ocultas e heranças culturais.
Tiveram a chance de aprender, trabalhar duro e interagir com o mundo de uma forma singular.
Esses são os indivíduos fora de série - os outliers.

Para Gladwell, mais importante do que entender como são essas pessoas é saber qual é sua cultura, a época em que nasceram, quem são seus amigos, sua família e o local de origem de seus antepassados, pois tudo isso exerce um impacto fundamental no padrão de qualidade das realizações humanas.
E ele menciona a história de sua própria família como exemplo.

Além disso, para se alcançar o nível de excelência em qualquer atividade são necessárias nada menos do que 10 mil horas de prática - o equivalente a três horas por dia (ou 20 horas por semana) de treinamento durante 10 anos.

Aqui você saberá também de que maneira os legados culturais explicam questões interessantes, como o domínio que os asiáticos têm da matemática e o fato de o número de acidentes aéreos ser mais alto nos países onde as pessoas se encontram a uma distância muito grande do poder.

O autor

















Malcolm Gladwell (Gosport, 3 de setembro de 1963) é um jornalista britânico, criado no Canadá e atualmente vivendo em Nova Iorque.
É colunista da The New Yorker desde 1996.
Embora tenha nascido no Reino Unido, Gladwell foi criado em Elmira, no Canadá e licenciou-se em História pela Universidade de Toronto em 1984.
Durante os seus anos de ensino secundário, Gladwell foi um excelente atleta de meio-fundo e ganhou o título da prova 1500m Midget Boys, no campeonato da secundário de Ontário (Kingston, Ontario), num duelo com o eventual detentor do record canadiano em Open, David Reid.
Gladwell começou a carreira na The American Spectator, uma revista mensal.
De 1987 a 1996, foi escritor científico e mais tarde chefe do escritório de Nova Iorque do The Washington Post.
Atualmente é colunista no The New Yorker.
Os seus livros The Tipping Point (2000) e Blink (2005) foram bestsellers internacionais.
Ambos os trabalhos foram substancialmente serializados no The New Yorker.
Gladwell recebeu um adiantamento de um milhão de dólares para o The Tipping Point, que acabou por vender mais de dois milhões de cópias no país.
Blink vendeu igualmente bem.
As vendas dos livros fizeram de Gladwell um orador público de sucesso, cobrando mais de 40 mil USD por aparição.
O seu mais recente livro, Outliers: The Story of Success, foi lançado em 18 de Novembro de 2008.

Aquilo que mais surpreende Gladwell são os métodos banais que as pessoas de sucesso utilizam para serem bem sucedidas, como trabalho árduo e a aquisição estável de vantagens.

Resumidamente, para ter sucesso:

a) Faça trabalho que tenha significado e seja inspiracional para si.
b) Trabalhe arduamente.
c) Lembre-se que a recompensa merecida depende do esforço que fizer para alcançá-la.

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário