quarta-feira, 17 de março de 2010

Porque contratar um Personal Finance? - por Lucia Faria...

O que você pensa ou sente quando escuta a palavra dinheiro?
Quais as sensações ou lembranças chegam à sua mente?
Qual o significado de dinheiro para você?
Viver ou sobreviver?
Agir ou reagir?
Antes de descobrir como ganhar mais dinheiro ou formas mais eficazes de administrá-lo, acredito que o mais importante seja descobrir como é a sua relação com ele.
Ao nascermos, vamos sendo programados por tudo que nos rodeia, família, religião, filosofias, amigos e por aí vai.
Temos consciência dessa programação e agimos ou muitas vezes simplesmente reagimos de acordo com o que aprendemos?
Até que ponto “verdades” como: é mais fácil um camelo passar por uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus, norteia nossas vidas e escolhas?
Acredito que é preciso ter uma noção “plena” de quem somos para descobrir como agir para nos tornarmos o que realmente queremos ser, sem as amarras dos condicionamentos impostos durante toda uma vida.
Os anos de experiência como Gestora Financeira, me mostraram que muitos profissionais, mesmo tendo sonhos, desprezam seus talentos e se impõe trabalhos, aparentemente mais rentáveis.
Um exemplo clássico:
Um adolescente com aptidões artísticas, sendo convencido a buscar uma carreira com menos riscos.
Mas será que alguém, com talentos artísticos terá sucesso numa área burocrática?
A relação com o dinheiro que norteou suas escolhas foi viver ou sobreviver?
Mesmo um empresário que quer incrementar seus negócios, tem a noção clara da sua relação com o dinheiro e do que ele pode proporcionar ao mundo ao seu redor e a ele próprio?
Se a relação for de prazer e positiva, ele conseguirá fazer planos à longo prazo, definir objetivos e metas mais claros, se aprimorar cada vez mais, se tornando mais “pleno” e preparado e fazendo o que lhe dá prazer, irá conseguir construir o seu caminho para o sucesso de uma forma muito mais objetiva e real.
Ele vai aprender a viver e não simplesmente continuar a sobreviver.
O Objetivo do Personal finance é esse: tornar mais plena a sua relação com o dinheiro.
Quando estava elaborando o meu produto, o Personal Finance, percebi a importância de conseguir comunicar e apresentar o meu trabalho aos clientes.
A definição do que é o produto, o profissional e o cliente, seria a chave do sucesso de todos os envolvidos no processo.
O que é mais impactante nisso tudo é perceber a importância de se rever o significado literal da palavra dinheiro e descobrir o que ele significa para cada um de nós.
Muitas vezes, as palavras nos remetem a lugares prazerosos ou desagradáveis e dependendo da entonação, do volume e de quem fala, podem mudar o significado da comunicação.
Já abordei este tema no meu post de 25 de fevereiro de 2010 – A importância da comunicação na nossa vida pessoal e profissional.
O que significa a palavra dinheiro?
O dinheiro é o meio usado na troca de bens, na forma de moedas ou notas (cédulas), usado na compra de bens, serviços, força de trabalho, divisas estrangeiras ou nas demais transações financeiras, emitido e controlado pelo governo de cada país, que é o único que tem essa atribuição. É também a unidade contábil.
Seu uso pode ser implícito ou explícito, livre ou por coerção.
Acredita-se que a origem da palavra remete à moeda portuguesa de mesmo nome, o dinheiro.
Em inglês, Money, sugere literal e universalmente, o meio usado na troca de bens, serviços e força de trabalho.
Parece um mero detalhe, mas no Brasil, falamos “ganhar dinheiro” e para os americanos, com o seu “Make Money”, eles simplesmente fazem dinheiro.
Qual a sutil diferença entre ganhar e fazer?
Seria interessante refletir um pouco sobre isso.
Muitas vezes criamos fatores limitantes quando falamos em dinheiro, porque ele pode nos remeter a momentos e lugares desagradáveis; e também, quando temos crenças religiosas ou familiares, o dinheiro, muitas vezes é considerado algo ruim ou algo próximo do pecado.
O trabalho que proponho com o "Personal Finance", vai além de uma simples gestão financeira.
Seria uma atuação na relação que o cliente desenvolveu com o dinheiro, algo que poderia ser chamado de reprogramação financeira.
Vamos juntos planejar o nosso próximo ano, os próximos 5 e 10 anos e aprender a viver e não somente sobreviver.
Este trabalho será definido pelo cliente junto com o Personal Finance, visando honrar o dinheiro para não se deixar escravizar por ele.
O que seria honrar o dinheiro?
É saber a importância dos seus talentos para gerar receitas maiores que as despesas, gerando primeiramente um ponto de equilíbrio, depois uma super-receita e no final, um aumento de patrimônio e geração de riqueza real, com uma vida mais plena e feliz.
Nesta reprogramação financeira, vamos estipular juntos, um tempo para o “make Money”, um para a sua atualização profissional e pessoal, um para a recapacitação, sem esquecer a importância de se ter um hobbie, lazer e férias.
Lembrando sempre que o aumento da longevidade é um fator muito importante para a nossa qualidade de vida, temos que considerar saúde, família, relacionamentos afetivos e por ai vai.
Precisamos estar atentos e programar melhor o nosso futuro.
Só assim poderemos ter uma vida realmente “Plena".
Guarde bem esta palavra, Plena, pois ela vai estar, à partir de agora, sempre no meu blog.

Lucia Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário