segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

História e drink da semana - Bloody Mary...

Bebida muito versátil e que pode ao mesmo tempo ser servido como aperitivo, devido a sua alta acidez provieniente do suco de tomate ou mesmo como refrescante, em um longo copo com muito gelo, reduzindo-se a picância de seus tempêros e colocando quantidades menores de tabasco, molho ingês e pimenta do reino. Tornou-se muito conhecida e apreciada, sendo imprescindìvel sua receita figurar em todos os cardápio de bares e restaurantes pelo mundo.



















Maria I foi Rainha da Inglaterra e da Irlanda. Descendente da casa dos Tudor, ela governou por um período que compreemdeu entre 1553 até à sua morte em 1558. Ficando conhecido seu reinado como “Bucket of blood”. Isto porque foi marcado por sua tentativa de restabelecer o Catolicismo como religião oficial do Reino Unido, depois do movimento Protestante iniciado nos reinados que a antecederam.
Foi um período de perseguição implacável aos Protestantes com execuções sumárias de cerca de 300 alegados heréticos, o que lhe valeu o apelido de Bloody Mary (Maria Sangüinária). Felizmente após sua morte, a perseguição religiosa imposta durante seu governo foi abandonada por sua sucessora e meia-irmã, reestabelecendo-se novamente a paz religiosa e aos poucos, o protestantismo foi tornando-se a principal religião da Inglaterra, permanecendo até os dias de hoje.
Scott Fitzgerald e o filósofo francês Jean-Paul Sartre tinham em comum, além dos seus imensos talentos literários, uma mesma paixão: adoravam passar horas em mesas de um bar apreciando alquimias alcoólicas de todos os tipos. Eles que eram assíduos clientes em Paris do Harry's New York Bar fundado em 1923 por um escocês de nome Harry MacElhone, no número 5 da Rue Doneau e que funciona no mesmo endereço até hoje, eram apaixonados por um drinque de cor vermelha e leve picância. Era o que chamavam de comer e beber ao mesmo tempo.
Inspirado na perseguição religiosa da Rainha Bloody Mary, um Barmen de origem americana chamado Ferdinand Petiot que trabalhava no Harry”s New York Bar de Paris, que buscava a exata medida entre um cocktail aperitivo e ao mesmo mesmo tempo com baixo teor alcoólico, teve a brilhante idéia de misturar suco de tomates, temperos e vodka.
A vodka hoje tão apreciada por ter um alcool neutro em sabor, aroma e a sua transparência cristalina, que invadiu o mundo por combinar perfeitamente com quase todos os ingredientes que se possa imaginar, caiu com perfeição nesta mistura leve mas com forte apelo aperitivo devido a sua composição picante e acida ao mesmo tempo, caindo no gosto de seus conterrâneos americanos que frequentavam o Harry’s New York Bar de Paris.
Isto tudo porque entre 1920 e 1933 vigorou nos Estados Unidos o que ficou conhecida como “ Lei Seca” que estabeleceu que nenhuma bebida poderia ser vendida contendo mais do 0,5% de alcool em sua composição. Neste período muitas fortunas foram construídas através do contrabando e produção ilegal de bebidas alcoólicas sem origem controlada, que tinham qualidade e gosto tão ruins que a única maneira de consumí-las era misturando com sucos, refrigerantes e outros ingredientes. Neste período o hábito de preparar cocktails tornou-se muito popular e misturar bebidas uma prática comum para qualquer Barman americano.
Com esta composição Petiot atendeu o pedido de seus compatriotas que frequentavam seu bar e que buscavam por receitas cujas misturas tivessem uma aparência e aroma que pudessem ter mascarados seu teor alcoólico e que fosse ao mesmo tempo fácil de ser preparadas, conseguindo assim burlar a proibição de consumir bebidas alcoólicas quando retornassem ao território americano.
Petiot batizou sua mistura inicialmente com o nome de Bucket of Blood (Balde de Sangue), sendo que foi apenas em 1934, quando passou a ser preparado em larga escala nos bares americanos com o fim da lei seca, que o cocktail foi rebatizado com o nome atual, possivelmente no bar do Hotel St. Regis Sheraton, na esquina da Rua 55 com a 5ª Avenida, em Nova York. O Sheraton propagandeia em seus cartões de endereço a paternidade do drinque até os dias hoje.

Ingredientes:

• 60ml Vodka
• 120ml Suco de Tomate
• 15ml Suco de Limão
• Sal, tabasco, Molho de Pimenta e Molho Inglês a gosto
• Talo de salsão para decorar

Modo de preparo:

• Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira
com gelo
• Passe tudo para um copo Highball

Fonte: Internet.

4 comentários:

  1. Gostei da sua atuação como redatora em seu blog inteiro fis uma leitura quase que completa e gostei de todas as matéria.
    Essa do Bloody Mary a do carnaval então está ótima, a partir dí vou te seguir e acompanhar seus passos.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe os erros de digitação é a correria, e eu não corrigir.
    Onde se ler fis leia-se fiz, onde se ler matéria leia-se matérias, onde se ler dí, leia-se de agora em diante.
    Obrigado e parabéns.

    ResponderExcluir
  3. A amiga Lucidreira, a mais nova flor no meu jardim.
    Obrigada pelas palavras carinhosas sobre o meu blog.
    Estou adorando fazê-lo.
    Espero outras visitas ...

    Beijos

    Lucia

    ResponderExcluir
  4. Amei essa historia!
    estou fazendo trabalho sobre culinaria francesa, e irei servir o blood mary molecular de entrada... muito obrigada seu blog é otimo

    ResponderExcluir