terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Gestão de talentos é o maior desafio de recursos humanos - Primeiro ato...

Gerenciamento de talentos é o maior desafio da área de recursos humanos, e permanecerá no topo das prioridades de líderes mundiais num futuro próximo. É o que diz o novo relatório do The Boston Consulting Group (BCG), consultoria especializada em estratégia e gestão empresarial, realizado em parceria com a World Federation of Personnel Management Associations (WFPMA). O estudo Creating People Advantage: How to Address HR Challenges Worldwide Through 2015 analisa o resultado de uma pesquisa realizada com 4.471 executivos de RH e de outras áreas em 83 países. O levantamento colheu a opinião desses profissionais sobre 17 tópicos ligados à gestão de recursos humanos e a 194 ações e direcionamentos específicos. O relatório mostra que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos funcionários e o desenvolvimento de lideranças também estão entre os principais desafios.

Ao longo das últimas décadas, o ritmo das transformações tem produzido alterações significativas nas sociedades e nos modelos de negócios. Talento e liderança estão se tornando recursos cada vez mais limitados. Essa escassez resulta em alterações importantes na complexidade dos negócios e nas expectativas dos funcionários. Como conseqüência, a área de recursos humanos de uma empresa é parte cada vez mais essencial no sucesso profissional, e sua relevância se acentuará ainda mais no futuro.
À medida que os negócios se expandem e alcançam novos mercados, as empresas enfrentam um contexto de RH cada vez mais complexo e se deparam com importantes desafios, especialmente para recrutar e reter talentos estrangeiros e integrar diferentes culturas. Reflexo da globalização e da competição crescentes, o gerenciamento de talentos foi apontado como o maior desafio de RH por nove dos 17 países analisados em profundidade, incluindo Estados Unidos, Austrália, Cingapura, Japão e Inglaterra, e está entre as três maiores prioridades de 14 deles. A pesquisa revelou que os executivos das regiões estudadas esperam que suas empresas impulsionem e incentivem a procura global por talentos.
Embora atualmente poucas empresas estejam levando seus negócios para novos lugares, em busca de mais acesso a pessoas, executivos apostam que essa tendência será a que crescerá com maior velocidade até 2015. “As empresas são sistemas sociais complexos, que requerem clareza de objetivos, liderança e gestão. As que apresentarem habilidade para ganhar vantagem competitiva por meio de estratégias de recursos humanos estarão à frente dos concorrentes”, diz Rainer Strack, sócio do BCG na Alemanha e um dos autores do relatório.
Além disso, a força de trabalho está envelhecendo, e as pessoas estão tendo menos filhos. Depois de anos reestruturando e reduzindo os quadros de trabalhadores, muitas empresas em breve terão de lidar com o inverso: dificuldade para contratar pessoas para ocupar cargos estratégicos e para substituir o valioso conhecimento dos colaboradores em idade de aposentadoria. “Será mais difícil identificar e reter talentos”, continua Strack. “Problemas surgirão em função da perda de conhecimento e de produtividade, se as empresas não começarem a se preparar, hoje, para a falta de mão-de-obra em cinco ou dez anos. Os executivos deveriam analisar os riscos de capacidade e produtividade de cada local, unidade e tipo de trabalho e, com esses dados, desenvolver medidas para diminuir os problemas previstos”.

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário