domingo, 18 de outubro de 2009

Mauricio de Souza e Bidu completam 50 anos de carreira...

Li esse texto no Blog dos Quadrinhos do Paulo Ramos, adorei e resolvi publicar.
Parabéns a esse grande Artísta Brasileiro e seu adoravél cãozinho...


A comemoração dos 50 anos de carreira do criador da Turma da Mônica convergiu para o livro "MSP 50 - Mauricio de Sousa por 50 Artistas", vendido desde setembro.
A obra - que traz olhares de diferentes desenhistas sobre os personagens de Mauricio de Sousa - acabou ofuscando um outro lançamento feito para marcar a data.

"Bidu 50 Anos" (Panini, 160 págs., R$ 39,90) também foi pensado para celebrar um cinquentenário. No caso, o do primeiro personagem fixo do desenhista e empresário.

O álbum, produzido em capa dura, traz 22 histórias de diferentes momentos do cachorrinho azul: de quando foi criado até os dias atuais. A última narrativa foi feita em mangá.
A leitura em sequência ajuda a ver como se deu a evolução visual do personagem ao longo das décadas.
De início, o rosto era mais retangular e do tamanho do corpo. Com os anos, a cabeça ganhou ares proporcionais e um contorno mais arrendondado.
A estreia de Bidu - e de seu dono, Franjinha - ocorreu em 18 de julho de 1959 no jornal "Folha da Manhã", mesma empresa que hoje publica a "Folha de S.Paulo".
Mauricio dividiu a produção da série com as reportagens policiais, função que tinha no jornal. Aos poucos, surgiram os outros personagens. E os crimes foram abandonados.
Na introdução da obra, o desenhista diz que o cãozinho foi inspirado em um cachorro que teve na infância, parte dele vivida em Mogi das Cruzes, cidade do interior de São Paulo.
Mas o animal de estimação tinha outro nome: Cuíca. Segundo ele, Bidu surgiu após uma consulta feita entre os colegas da redação.

"Passei uma folha de papel pelas mesas, entre os jornalistas, para que dessem uma sugestão de batismo. O prêmio seria uma garrafa de bom vinho", diz, no texto introdutório.

"O nome Bidu foi indicado por um colega chamado Petinatti. Que não me lembro bem se recebeu o prêmio. Naquele tempo, até uma garrafa de vinho pesava no orçamento."

A capa desta edição comemorativa é uma releitura do primeiro número da revista "Bidu", de 1960. Foi a primeira publicação de Mauricio de Sousa nas bancas.
A revista é reproduzida em "Bidu 50 Anos", com a mesma ortografia e tratamento editorial de quando foi lançada pela primeira vez pela Editora Continental.
O livro de luxo marca bem como se deu o início da trajetória do desenhista e empresário na área. O que veio depois todo mundo sabe, seja leitor de quadrinhos ou não.
Mais do que um registro comemorativo, a obra é um documento histórico...



2 comentários:

  1. Texto muito longo mais muito interessante. Eu amo tanto o Bidu que quando fui na banca e via a revista gritei pra minha mae comprar mais ela nao tinha diheiro ai eu escondi a revista!!! Hoje eu ja tenho ela. Em fim ela e muito rara e este texto tambem. Nota 1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.


    Parabens!!!!!!!!!
    para o Mauricio e para o Bidu!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vitor, eu também amo o Maurício de Souza e o Bidu.
    Que bom que você gostou.
    Eu adorei fazer esse post e viver um pouquinho nesse universo de encanto e magia que o Maurício criou para todos nós.
    Seja bem vindo ao meu Jardim das Letras...

    ResponderExcluir