segunda-feira, 26 de outubro de 2009

dica de arranjo da semana - Verde Que Te Quero Verde - Denise Magalhães

ARRANJO DE ROSAS, HORTÊNCIA, ORQUÍDEA CHUVA DE OURO, AUSTROMELIA E RANUNCULO...
















A rosa é uma das flores mais populares no mundo, cultivada desde a Antigüidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5.000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos.
Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.

As rosas e o seu simbolismo

Rosas Amarelas: amor por alguém que está a morrer ou um amor platónico
Rosas Brancas: reverência, segredo, inocência, pureza e paz
Rosas Champanhe: admiração, simpatia
Rosas Coloridas em tons claros: amizade e solidariedade
Rosas Coloridas, predominando as vermelhas: amor, paixão e felicidade
Rosas Cor-de-rosa: gratidão, agradecimento, o feminino (muitas vezes aparece simbolizando o útero em algumas culturas, como o gineceu está para a cultura ocidental - ver cor-de-rosa)
Rosas Vermelhas: paixão, amor, respeito, adoração
Rosas Vermelhas com Amarelas: felicidade
Rosas Vermelhas com Brancas: harmonia, unidade

Austromelia – Grupo de herbácias hibridas, eretas com raizes fibro-tuberosas, derivados de espécies do Chile, principalemente Alstroemeria com florescimento vistoso e e de folhagem ornamental. Inflorescências com várias flores semelhantes a lírio, pontilhadas e estriadas de vermelho-arroxeada e estremamente lilases, formada quase o ano inteiro, principalmente no verão. Ocorrem diversas variedades hortícolas com flores de várias cores. È cultivados em vasos ou estruturas para obtenção de flores de corte. Atualmente sua maior ultilização é como flor de corte.

Hotência - Nos Açores é considerada invasora e perigosa para a flora nativa. Nas montanhas podem-se observar de longe como que "muros" coloridos de hortênsias, o que impressiona os turistas pelo efeito. No sul do Brasil, estado do Rio Grande do Sul, existe uma região denominada "Região das Hortênsias", caracterizada pelo ajardinamento de casas e rodovias com esta espécie. Gramado, cidade mais representativa desta região turística, tem a hortênsia como sua flor símbolo. Em função da altitude e do clima ameno, a hortênsia está extremamente difundida em Campos do Jordão.
Em solos ácidos as flores são azuis, enquanto em solos alcalinos são cor-de-rosa.

Ranunculo - Possui distribuição quase cosmopolita, concentrada no Hemisfério Norte, incluindo cerca de 50 gêneros e 2000 espécies. No Brasil a família é pouco representada, ocorrendo quatro gêneros e cerca de 15 espécies.
Diversas Ranunculaceae são utilizadas como ornamentais em todo o mundo. No Brasil, são cultivadas principalmente em locais mais frios, com destaque para a anêmone-do-Japão (Anemone japonica), a columbina (Aquilegia vulgais), os clematis (Clematis spp.), a esporinha (Consolida ajacis), a esporinha-gigante (Delphinium elatum) e a celidônia (Ranunculus ficaria).
As espécies de Ranunculaceae nativas do Brasil concentram-se no Sul e Sudeste do país. Clematis dioica, entretanto, possui distribuição um pouco mais ampla, sendo relativamente comum na borda de florestas.

Orquidea chuva de ouro - Esta espécie é originária do Brasil, Paraguai e Norte da Argentina. Esta Orquídea cresce sobre árvores. Área de clima úmido de montanha sob altitudes de 1200 a 1800 metros, mas na Serra do Mar e Primeiro Planalto Paranaense é encontrada em diversas altitudes, devido ao clima propício ao desenvolvimento da espécie.
Tem preferência de alta luminosidade ou com sombra moderada. Para cultivar, deve-se plantar em um tronco com a base reta não muito larga, para que se possa manter em pé e planta a orquídea amarrada a um tutor orientado para leste.
Pode-se por no exterior como os Cymbidiums para estimular a floração. No inverno, manter o substrato seco com poucas regas. Florescem no Outo

Nenhum comentário:

Postar um comentário