quarta-feira, 16 de setembro de 2009

vacuidade - o potencial oculto em todas as coisas...

Queria contar aqui o que é vacuidade, porque isso mudou minha vida.
Se alguém quiser aprofundar neste assunto vale a pena ler.
Do livro Lapidador de Diamantes que ganhei do meu amigo André Ferreira
...

O potencial oculto em todas as coisas – que os budistas chamam de “vacuidade”.
Todas as coisas no mundo, aliás, são iguais. Uma visita ao dentista para tratamento de canal é uma coisa ruim em si e por si mesma? Se fosse, então, seria ruim para qualquer um. Mas pense por um momento: independente de quão ruim possa parecer para nós, esse mesmo tratamento de canal pode ser uma coisa boa para uma outra pessoa: um dentista sem escrúpulos pode ver este tratamento como uma boa maneira de pagar algumas parcelas da faculdade do filho; para a secretária do dentista; para o fornecedor do material dentário, pode representar a oportunidade de vender mais seringas. Nem mesmo no tratamento mais doloroso como esse tem a qualidade inata de ser bom ou algo ruim. Em si mesmo e por si mesmo, independentemente de quão diferente as pessoas estão vendo, isso não tem tal natureza; é neutro ou vazio. Resumindo este tratamento é “vazio”e isso – segundo os profundos livros da antiga sabedoria tibetana – é o seu potencial oculto e fundamental.
Com as pessoas à nossa volta acontece o mesmo : pense nas pessoas do seu escritório que mais lhe irritam . Elas parecem do seu ponto de vista ter uma qualidade ou natureza de irritar. ”Irritação” parece emanar delas para você. Agora pense por um momento. Alguém (talvez outro funcionário do escritório,
talvez alguém na família deles, uma esposa ou filha ) os ache carinhosos e amáveis. Quando eles olham para esses mesmos indivíduos, quando eles os vêem na sala do escritório, talvez no mesmo momento em que você os vê fazendo ou falando a mesma coisa, eles vêem alguma coisa boa neles.
Não existe aparentemente nada “irritante” fluindo dessas pessoas para os outros; - o que prova que isso não é uma qualidade interior das pessoas.
Elas não têm uma qualidade interna dentro de si, pois fosse assim esta qualidade apareceria para os outros; na verdade, elas são neutras, e pessoas diferentes vêem diferentes coisas nelas. Essa é uma prova muito simples e inegável da vacuidade, ou do potencial oculto. E tudo no mundo é igual.
O que então tudo isso tem que ver com negócios? Como esse potencial oculto pode ser a chave para o sucesso em nossa vida pessoal ou em nossos negócios? Para isso precisamos saber como os princípios que estão por trás desse potencial são usados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário