sexta-feira, 25 de setembro de 2009

os 20 anos de colunismo de Paulo Navarro...

Este post é uma homenagem ao meu querido amigo Paulo Navarro, que comemora duas décadas da coluna de maior sucesso de BH e para comemorar os 20 anos da Paulo Navarro Comunicação, a "Verde Que Te Quero Verde", juntamente com o Paulo, projetou e executou uma festa para 2.000 convidados, que acontece na noite de hoje, no Espaço L’Instant...

20 anos de colunismo

Quando Paulo Navarro iniciou sua carreira como colunista social, Belo Horizonte passava por um momento de transição. "A cidade começava a abrigar uma geração nascida e criada aqui, quando até então a maioria havia vindo do interior", explica Navarro. Por conta disso, o colunista foi convidado pelo jornalista Herval Braz para "quebrar os paradigmas do colunismo vigente". A ideia era desenvolver uma coluna que buscasse refletir justamente os novos valores da sociedade mineira, em contraponto ao colunismo tradicional praticado na época.

Vinte anos depois da empreitada pioneira, a aposta parece ter dado certo. Atualmente, a Paulo Navarro Comunicação (PNC) é referência singular para o colunismo social do Estado, presente nas páginas do jornais Pampulha e O TEMPO, da Sempre Editora, além de programas de TV e revistas da cidade.

Ao longo dos anos, Navarro e sua equipe buscaram espelhar os hábitos dessa geração recém-formada, dando espaço para o bom gosto e a sofisticação, além de valorizar todos aqueles que, de alguma forma, contribuem para o desenvolvimento sociocultural da cidade, do Estado e do país. "Tenho um gosto refinado, não só materialmente, mas também espiritualmente. E essa somatória toda é que me faz escrever esse diário de bordo da sociedade com tanto prazer", afirma Navarro.

Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) em 1985, Navarro transitou por diversas rodas antes de ser colunista. Foi macrobiótico, dono do restaurante Alquimia, diretor de comunicação da TV Minas e do Palácio das Artes. Com tamanha diversidade de experiências, o colunista buscou retratar uma safra de pessoas sintonizadas com as referências das grandes metrópoles. "Era um momento de efervescência, em que surgia o Grupo Mineiro de Moda, o Grupo Corpo e a revista ‘Pampulha’, dos arquitetos da cidade. E essa safra estava carente de ter uma vitrine para mostrar sua cara."

Conhecido por sua personalidade polêmica, ideal para a função que exerce, Navarro afirma que atualmente não é mais tão afeito aos grandes conflitos. "Já espetei muita gente e sempre fui um perseguidor da mentira, mas atualmente prefiro retratar o lado bom das coisas", avalia.

Entre os projetos atuais da Paulo Navarro Comunicação estão a criação de um portal na internet, a readequação de sua identidade visual e sonora, além de um maior investimento em cobertura de eventos internacionais.

E para comemorar os 20 anos da Paulo Navarro Comunicação, uma festa para 2.000 convidados acontece na noite de hoje, no Espaço L’Instant. Com uma concepção que remete a um estúdio de cinema, a festa terá painéis de LED com imagens que retratam a história da PNC nesses 20 anos. (Júlia Guimarães)

Fonte: Jornal O Tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário