terça-feira, 15 de setembro de 2009

História e drink da semana - águas aromatizadas...












Não se sabe ao certo datas, nem onde surgiram os primeiros indícios de água aromatizada. O refrigerante, por exemplo, surgiu no século 17, em Paris, numa empresa que misturou água, sumo de limão e açúcar. Então como seria o sabor do “líquido precioso” com pepino, flores, manjericão ou nozes?
Para quem gosta sempre de um belo visual e matar a sede tomando água, a moda agora é fazer sua própria água aromatizada sem precisar recorrer a produtos cheios de conservantes ou com um sabor, às vezes, não tão agradável. A gastrônoma Fernanda Guelli fez alguns experimentos em sua cozinha e produziu sabores excêntricos que prometem aguçar o paladar e a visão de quem vai beber. Além de ter um sabor diferente, a profissional julga a mistura de água com frutas bonito, chique, barato e que qualquer um pode fazer em casa. “Este é um jeito diferente e gostoso de matar a sede. Quem vê um jarro com pétalas de rosas, ou estrelas de carambolas, já fica com vontade de experimentar esta delícia”, acrescenta.
Na hora da preparação é sempre importante tomar o cuidado de não exceder na quantidade de frutas ou o que for adicionado para não ter um aspecto de suco ou refrigerante. “O cuidado fundamental é não perder as características de água. Só pode ter um leve gostinho, senão passa dos limites. Além disso, recomendo que seja feito com água gelada ou adicionar gelo e depois de pronto, não é bom guardar na geladeira”. A gastrônoma também alerta que o prazo de validade da água aromatizada é de apenas quatro horas.

Dicas

Água com carambola
Água com limão siciliano
Água com mel, manjericão e nozes
Água com lascas de coco
Água com pepino
Água com romã
Água com laranja baiana. Adicionar uma gota de água de flor de laranjeira
Água com hortelã. Adicionar um pouquinho de menta
Água com rosas vermelhas. pétalas + uma gota de água de rosas. Pode ser encontrada em casas árabes e grandes supermercados

Importante: As quantidades de cada produto adicionadas à água dependem do gosto de cada um. Não há um limite, porém é necessário ter parcimônia, para não exagerar.

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário