terça-feira, 18 de agosto de 2009

História e drink da semana - cerveja


A origem da cerveja se confunde com a do pão, sendo impossível determinar com exatidão. Remonta a 7 ou 8 mil anos. Na antigüidade, descobriu-se que mastigando o trigo e deixando-o secar ao sol, formavase uma massa que poderia ser guardada para ser consumida no inverno. A massa foi molhada por acaso e, por isso, fermentou naturalmente. A cerveja é, então, um pão que tomou chuva.

Como acontece com o futebol, no Brasil todos são técnicos em cerveja. Todo brasileiro tem sua própria escalação da seleção e também dá aulas de como beber uma loura gelada, ensinando como servir, a temperatura ideal, o tipo de copo ou caneca, se clara ou escura, com ou sem colarinho. Para unificar o conhecimento, esclarecemos
os principais pontos:

Sabor: Quanto mais jovem for consumida, melhor será seu sabor. Na boca, verifica-se o equilíbrio, corpo, acidez, doçura, amargor e teor alcoólico, que devem ser harmônicos - no que chamamos de "descer redondo". O teor de gás deve passar uma sensação refrescante e agradavelmente picante na língua. O amargor, provocado pela adição do lúpulo ao mosto, deve ser perceptível, fino e agradável. Os europeus usam lúpulo mais forte, enquanto o gosto dos brasileiros é por cervejas menos amargas.

Copos: Devem ser transparentes, de vidro fino, para que você possa apreciar o estimulante e dourado líquido. O melhor formato é o ovalado e alongado, para reter os aromas e ajudar a boa formação da espuma e, com base e haste, para evitar que líquido esquente com o contato das mãos.

Espuma: Tomar cerveja sem colarinho é uma heresia, a alma dessa bebida está representada em sua espuma. Dois dedos é o ideal para reter os aromas e evitar a liberação do gás. Ela deve ser consistente e densa. Quando cremosa, revela a persistência e o bom estado da bebida.

Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário