terça-feira, 28 de julho de 2009

História e drink da semana - vinho















A boa ação do vinho para a conservação da beleza

Desde a Grécia antiga, o vinho é usado em tratamentos para o corpo e a alma. A ciência contemporânea ainda não chegou tão longe, mas para efeitos físicos, podemos dizer que os conhecimentos de nossos antepassados já foram testados e comprovados. A uva possui cerca de mil substâncias conhecidas e estudadas, algumas delas têm virtudes de embelezamento as quais trazem efeitos demartológicos e cosméticos.
Conforme os anos avançam, nossas células de tecidos e órgãos sofrem com a ação dos radicais livres. Quem combate estas substâncias são os antioxidantes, encontrados em boa quantidade nas vitaminas E, C e nos polifenóis. O nosso organismo também produz algumas enzimas que combatem os radicais livres - superoxidismutase, catalase e glutation peroxidase -, mas a sua produção é reprimida com o passar do tempo.
O papel da uva nesta batalha pela beleza é o fornecimento dos polifenóis, um daqueles antioxidantes poderosos. 60% desta substância vêm da semente da fruta, 33% da casca, o restante da polpa, pedicelo e madeira. Além disso, esses tais compostos combatem outro mal: o envelhecimento da pele.
A tecnologia tem trazido ainda melhores surpresas para quem quer tratamento intensivo com vinho.
As indústrias cosméticas têm apresentado novos e sofisticados produtos à base de uva para uso na pele e nos cabelos.

Vinoterapia e vinhoterapia

Os usuários ou recém-adeptos de spas, espaços próprios para o relaxamento e ativação da beleza agora tem a opção de vinoterapia, tratamento à base de uva nascido na França. Mas atenção, vinhoterapia é diferente de vinoterapia. Francesca De Paoli, gerente do Spa do Vinho, explica: "vinhoterapia usa o vinho, já a vinoterapia usa a uva e os subprodutos da vinificação, o que sobra da fabricação do vinho, não utiliza nada alcoólico porque isso faz mal à pele".

Nenhum comentário:

Postar um comentário