terça-feira, 14 de julho de 2009

dica de arranjo da semana - Verde Que Te Quero Verde - Denise Magalhães
















ARRANJO CACHEPO DE BAMBU , FLORES CYMBIDIUM, SUCULENTA, FLOR DE BROMÉLIA, EPIDENDRO, PAPIRUS MINI E JUNCÃO.

CYMBIDIUM

Nome científico:
Cymbidium spp.
Família:
Orquidáceas.
Origem:
Asia. India, China, Islandia, Filipinas, Birmania, Australia, Guinea Nueva, Corea e Japão.
PLANTA SUCULENTA
PATA DE ELEFANTE
As plantas suculentas são aquelas nas quais a raiz, o talo ou as folhas foram engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais. Esta adaptação lhes permite manter reservas do líquido durante períodos prolongados, e sobreviver em ambientes áridos e secos que para as outras plantas seriam inabitáveis.
O exemplo mais típico de suculência é a dos cactos, cujos talos apresentam uma grossa capa de tecido parenquimatoso. Além dos cactos outras diversas famílias vegetais apresentam o mesmo fenômenos.
Os cactos apresentam uma adaptação deconhecida nas demais plantas suculentas. Estes trasnformam as folhas em espinhos que cumprem a dupla função de reter a água e defender a planta de possíveis agressões. A fotossíntese ocorre na própria superfície do talo que armazena o líquido retido.
EPIDENDRUM
Nome científico: Epidendrum sp
Nome Popular: Epidendro, orquídea-estrela, orquídea-crucifixo
Família: Orchidaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América Central e América do Sul
Ciclo de Vida: Perene
Este gênero compreende numerosas e diferentes espécies, em sua maioria, de características epífitas ou terrestres. A maior parte encontra-se em locais de altitude do Perú, Equador e Colômbia. Uma característica interessante de muitas espécies deste gênero é que suas flores não fazem o movimento que as flores das orquídeas fazem para se posicionar de modo que o labelo fique como uma pista de pouso para os polinizadores, isto é, horizontal com inclinação para baixo.
A inflorescência é como um pequeno buquê de flores pequenas, bastante durável. As flores apresentam coloração muito variada, de acordo com a espécie ou híbrido.
Os híbridos mais populares no Brasil, são geralmente terrestres e apreciam luminosidade intensa, com luz direta nas horas mais frescas do dia. Devem ser cultivados em uma mistura leve de areia, fibra de côco e um pouco de terra vegetal. A adubação deve ser suave, preferencialmente orgânica, como torta de mamona e farinha de ossos. Atualmente encontramos adubos próprios para orquídeas, de liberação lenta.
BROMELIA
Modo de Cultivo :
Seu cultivo é feito em vasos de tamanho médio, em geral de cerâmica,mas também pode ficar em vaso plástico, usando um cachepô, quando seu lugar for dentro de casa.
A luz indireta ou sol somente pela manhã, apesar de que em regiões de clima ameno suporta o sol direto sem queimar as folhas.
O substrato melhor para esta espécie é a mistura de terra, areia, húmus de minhoca e pó de fibras de coco ou casca de pinus decomposta, completando a adubação com adubo foliar bem diluído, na época de crescimento, em geral no início do verão.
A temperatura melhor para cultivo é na faixa de 20ºC.
Sua reprodução é feita por sementes ou perfilhamento.
As sementes são do tipo baga e a semeadura deve seguir o já citado anteriormente.
Os híbridos em geral são estéreis e para garantir a reprodução será interessante cloná-los.
Outras espécies do gênero Aechmea são: Aechmea blanchetiana, Aechmea chantinii, Aechmea aquilega, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário