quinta-feira, 11 de junho de 2009

Livraria Lello e Irmão

Como eu contei num post anterior eu adoro Livrarias.
Olha que sonho de livraria...
















É (provavelmente) a mais bela livraria do mundo! Construída em 1906, a Livraria Lello apresenta uma fachada neogótica que parece inspirada nas majestosas catedrais; no interior, inspirado nas bibliotecas das mansões inglesas, destaca-se uma imponente escadaria de madeira que dá acesso ao segundo piso, de onde se pode ter uma vista geral sobre todo o espaço. No teto, mesmo no centro, um vitral deixa passar uma luz quente, com uma inscrição da conhecida divisa “Decus in labore”, “Dedicação no trabalho”.

Como foi escrito por um jornalista da época: «a riqueza de tons do grande vitral, o recorte gracioso das janelas, a balaustrada da galeria e os grandes candelabros situados nos ângulos que demarcam esse espaço, as lindas ogivas que se entrelaçam no tecto sob os florões e que vêm morrer nas nervuras que correm pelos pilares até às mísulas, deixam o visitante deslumbrado».

No bar, situado no segundo andar, pode-se tomar um Porto na companhia de um livro retirado de uma das estantes de madeira da livraria ou simplesmente gozar o ambiente envolvente digno de um qualquer livro de Dickens. De visita obrigatória para todos os que amam o aconchego do perfume inebriante do papel húmido dos livros, sob uma envolvente luz coada.

Está na Rua das Carmelitas, 144 – quem vem da Avenida dos Aliados/Praça da Liberdade, sobe a Rua dos Clérigos e à sua direita aparece a Rua das Carmelitas Encontra-se aberta de segunda a sábado das 10h00 às 19h30.



Nenhum comentário:

Postar um comentário